PPGA UECE

logo colombia
Nombre del programa Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA-UECE)
Universidad Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Grado (especialización, Maestría, Doctorado) Maestría y Doctorado
País Brazil
Año de creación 2005
Estructura del plan de estudios
  1. Administração empresarial, e temas a ela inerentes tais como a gestão estratégica, o e-business, o desempenho empresarial, o marketing, as finanças, a gestão de pessoas e as relações de trabalho
  2. Economia empresarial, o empreendedorismo, a tecnologia, a inovação e a economia e as indústrias criativas
  3. Estudos organizacionais, a cultura, as práticas, o ambiente e a sustentabilidade
  4. Métodos de ensino e pesquisa em administração
  5. As políticas públicas associadas aos temas estudados.
Líneas de investigación a) Gestão e estudos organizacionais 

Abriga projetos interdisciplinares ligados a três vertentes de investigação que têm no lócus organizacional uma temática comum.

A primeira vertente trata dos fenômenos ligados à natureza dos construtos gestão e gestor, em suas transformações contemporâneas, além das dimensões funcionais da gestão organizacional e da formulação de políticas públicas, entre estas: estratégia e desempenho, marketing, produção, pessoas e trabalho, empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação.

A segunda aborda os fenômenos relacionados ao comportamento inovador dos diversos agentes tomadores de decisão, em suas relações com o contexto organizacional como consumidor, fornecedor, trabalhador, gestor, entre outros.

A terceira vertente privilegia a área dos estudos organizacionais envolvendo os diferentes processos organizativos e dos multifacetados fenômenos organizacionais contemporâneos entre estes: as organizações enquanto práticas, cultura organizacional, aprendizagem social, espiritualidade e estética nas organizações, entre outros.

b) Relações interorganizacionais e ambientes

Abriga projetos de natureza interdisciplinar, abordando os construtos do ambiente, privilegiando estudos ligados às relações interorganizacionais e suas interfaces, incluindo as políticas públicas. Três perspectivas investigativas orientam os projetos.

A primeira perspectiva de investigação contempla os estudos relacionados ao desenvolvimento de ambientes inovadores em macro espaços organizacionais, como redes de empresas, aglomerações produtivas locais e clusters.

A segunda perspectiva tem como objetivo desenvolver pesquisas baseadas nos temas estratégicos da sustentabilidade e da gestão socioambiental inovadora.

A terceira perspectiva considera as políticas públicas do ambiente onde a organização se situa como, por exemplo, as cidades e as possibilidades inovadoras que elas oferecem.

Perfil de ingreso Graduados em Economia, Administração, Psicologia, Engenharia e outras áreas afins
Perfil de egreso O Egresso deverá reunir diferenciais de ator organizacional proativo e crítico, com habilidades e competências para atuação em diversos campos da administração, ou em segmentos adequados ao foco de suas aptidões. As linhas do programa, as disciplinas e as possibilidades de produção de pesquisas e de aquisição de conhecimentos formarão profissionais para atuar nas áreas didático-pedagógicas, organizacionais e político-institucionais da gestão. 
Duración del plan de estudios 2 anos p maestria e 4 anos p Doctorado
Integración con doctorado Sim
Contacto (email) samuel.camara@uece.br
Web del programa http://www.uece.br/ppga/

 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *