Áreas de Investigação

 

Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação

O estudo dos mecanismo de incentivo e de alocação de recursos por parte dos Estados para o fomento das atividades científico-tecnológicas e de inovação é uma das principais preocupações do LALICS. Nesta área de pesquisa se incorporarão aqueles trabalhos dedicados a análise das implicações das políticas públicas para o fomento da economia de aprendizagem.

Gestão da inovação e do conhecimento

A economia de aprendizagem deve ser estudada desde uma perspectiva aplicada: a gestão da ciência, da tecnologia e da inovação estará considerada nesta área de pesquisa. Isso com o objetivo de conhecer, entender e desenhar ferramentas de gestão do conhecimento dentro das organizações.

Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação

As atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação se expandem para além das fronteiras nacionais. Essa área de investigação contém os estudos da interação dos sistemas domésticos da América Latina com as atividades de comércio e investimentos transnacionais, com esforços de integração econômica na região e com as dinâmicas do espaço científico internacional.

Inovação, crescimento, desenvolvimento e inclusão

O vínculo entre inovação e economia está no centro das atenções do LALICS. Nesta área de investigação se explora como essa relação toma lugar na América Latina. Isso considerando o crescimento econômico, a complexidade do desenvolvimento e a necessidades de incluir em tais processos a sociedade em seu conjunto.

Aprendizagem, conhecimento e capacidades científicas e tecnológicas

A partir da perspectiva do LALICS, aprendizagem é o processo mais importante no estudo da economia. Essa área de pesquisa analisa como se organiza o conhecimento nas distintas organizações (universidades, centros de pesquisa, empresas, entes públicos, organizações não-governamentais, entre outros) e como de tais organizações se gera um processo dinâmico de acumulação das capacidades científicas e tecnológicas.

Estudos sociais de Ciência, Tecnologia e Inovação

A complexidade das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação requer uma visão multidimensional onde a sociologia, a psicologia social, a história os processos de comunicação e de percepção dos agentes sociais e outros fenômenos humanistas tem um aporte fundamental. Nessa área de investigação se coletam estudos enfocados nestes eixos.

 

 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *