Instituições, Governança e Desenvolvimento Regional: Repensando o Desenvolvimento Local a partir das Periferias

 

30 de setembro – 1 de outubro de 2019, Universidad de los Andes, Bogotá, Colômbia

Prazo para Submissão de Resumos: 7 de junho de 2019

Muito do nosso entendimento sobre o desenvolvimento econômico local baseia-se nas grandes aglomerações urbanas como pontos nodais de inovação e vantagens competitivas que conectam territórios às cadeias globais de valor. Essa perspectiva não só sobre representa as dinâmicas urbanas e regionais das cidades globais do Norte Global, como também falha em captar os desafios de cidades menores e regiões periféricas tanto no Norte quanto no Sul Global. Tais cidades e regiões podem seguir distintas trajetórias de desenvolvimento e modos de inserção na economia global estando ainda sujeitas às forças da globalização, financeirização e urbanização planetária que afetam as grandes aglomerações urbanas. Isto pode ser visto não apenas como uma lacuna preocupante na literatura, mas também como um problema para os profissionais que lidam com a problemática do desenvolvimento local nas cidades pequenas e intermediárias. Teorias e políticas que buscam apoiar a ascensão de cidades-regiões globais, como zonas exportadoras, clusters de alta tecnologia, e estratégias de atração de negócios e talentos não são aplicáveis a realidade do desenvolvimento econômico de cidades menores e regiões periféricas. É aí que os planejadores estão esforçando-se para diversificar sua base econômica face a migração de jovens para os grandes centros urbanos, para melhorar as sinergias público-privado em contextos de baixos níveis de confiança ou para administrar as consequências ambientais das indústrias extrativas.

A Conferência da Divisão América Latina da RSA 2019 terá como foco o entendimento dos processos formais e informais através dos quais o desenvolvimento local ocorre. Ela dará ênfase particular nas regiões periféricas e nas pequenas e médias cidades, tanto no Norte quanto no Sul Global, bem como em como as relações entre áreas com grandes aglomerações, tanto doméstica quanto globalmente, afetam as respectivas oportunidades de desenvolvimento. Apesar de décadas de políticas e planos de desenvolvimento regional e local, o desenvolvimento desigual e as diferenças inter-regionais entre aglomerações urbanas e regiões periféricas ainda persistem. Buscamos trabalhos que exploram, de forma interdisciplinar, novas abordagens teóricas e metodológicas nos estudos regionais para melhor captar o potencial das instituições no desenvolvimento econômico local, particularmente quando instituições estão na periferia dos debates sobre desenvolvimento econômico local. Neste contexto, é também crucial entender como as economias extrativas, as lógicas patriarcais e raciais, desenvolvimento da infraestrutura ou o aumento da financeirização da economia estão afetando as possibilidades de desenvolvimento econômico local das regiões e cidades periféricas ao redor do Globo.

Temas de conferencia:

A Conferência terá sessões em Inglês, Espanhol e Português. Aceitamos resumos nas três línguas.

Detalhes da Submissão: Por favor, submeta seu resumo (de até 250 palavras, apenas texto) através do portal da Conferência da RSA em https://www.regionalstudies.org/events/2019latinamericadivision/. Resumos serão considerados e avaliados pelo Comitê da Conferência observando critérios de originalidade, interesse e balanço temático e geográfico. Você também pode submeter Sessões Especiais. Veja a Chamada para Sessões Especiais e envie sua proposta por e-mail para Katharina Bürger, katharina.buerger@regionalstudies.org

O prazo para submissão de resumos é 7 de junho de 2019.

Organização Acadêmica: Sergio Montero (Universidad de los Andes, Colombia) Miguel Atienza (Universidad Católica del Norte, Chile)

Administração de Conferências da RSA: Katharina Bürger, katharina.buerger@regionalstudies.org, +44 (0) 1273 698 017

Mais informações em https://www.regionalstudies.org/events/2019latinamericadivision/


Chamada para Palestrante em Início de Carreira

Buscamos agora aplicações de pesquisadores em início de carreira (com até 5 anos após término do doutorado) para apresentarem em uma plenária na Conferência da Divisão América Latina da Regional Studies Association 2019. O artigo proposto deve estar em linha com os temas e tópicos da conferência.

A aplicação deve incluir as seguintes informações:

• Nome e detalhes para contato

• Local de Trabalho

• Breve currículo (máximo de 4 páginas)

• Resumo de até 500 palavras do artigo a ser apresentado

• Vídeo curto (máximo de 4 minutos) sobre o artigo a ser apresentado

• Evidência de elegibilidade para a aplicação/Diploma de Doutorado – pesquisadores em início de carreira são definidos como aqueles concluíram o doutorado nos últimos 5 anos.

Vídeos filmados pelo celular com clareza razoável na imagem e no som são perfeitamente aceitáveis para os propósitos da competição.

Os candidatos devem apresenta-se com clareza no vídeo, dizendo nome e instituição. Devem, também, ressaltar sua pesquisa e a respectiva relevância para os tópicos da conferência, além de explicar porque deveriam ser selecionados para a Plenária.

Os candidatos bem-sucedidos serão informados o quanto antes, após o encerramento do prazo de submissão. The successful candidate will be informed as soon as possible following the closing date.

O prêmio inclui uma cortesia para a conferência, uma contribuição para as despesas com a viagem e acomodação por 2 noites. Os candidatos podem tanto ser membros da RSA no momento da aplicação ou se tornarem membros no momento do aceite.

Prazo para submissão para Palestrantes em Início de Carreira: 10 de maio de 2019, 23:59 (GMT).

Por favor, envie sua submissão por e-mail para Katharina Bürger em katharina.buerger@regionalstudies.org

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *